ALEMA

sexta-feira, 20 de abril de 2018

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE URBANO SANTOS, TÉCNICOS DA EMBRAPA ELOGIAM OS RESULTADOS DE PROJETOS "SISTEMAS AGRÍCOLAS CONSORCIADOS" IMPLANTADOS NA ZONA RURAL


Ao implantar o projeto de semente 'biofort' nos povoados Laranjeiras, Mata dos Ferreiras e Mangabeirinha, os técnicos da Embrapa Cocais visitaram os campos agrícolas e elogiaram os trabalhos de parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) com prefeitura de Urbano Santos, administrada pela prefeita Iracema Vale, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, os desenvolvimentos das ações dos"Sistemas Agrícolas Consorciados".



O objetivo desta parceria é proporcionar o aumento da produtividade de grãos e melhorar a qualidade do arroz, feijão, milho e mandioca produzidos pelos agricultores familiares no município.

___________Leia mais...


Os três povoados escolhidos como campos experimentais têm como objetivo, orientar técnicos e produtores, transferir tecnologias de manejo em implantação de unidades de sistemas agrícolas consorciados das culturas alimentares dentro de tecnologias que permitam altas produtividades para o agricultor familiar.


O Projeto de dos"Sistemas Agrícolas Consorciados" já apresentam os primeiros resultados. As satisfação demostradas pelos moradores dos povoados Laranjeiras e Mata dos Ferreiras comoveram os técnicos da Embrapa, bem como os técnicos e as secretárias de agricultura, Priscila Faustina e Lúcia Torres.


Para a safra 2018, com a assinatura de convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Urbano Santos, a expectativa é de incremento das ações. Até o momento foram implantadas três URTs (Unidades de Referência de Tecnologia) com as culturas prioritárias para o município (milho, mandioca, arroz e feijão), sendo parte delas plantadas com sementes biofortificadas (projeto BioFORT), nas comunidades de Laranjeiras, Mangabeirinha e Mata dos Ferreiras e está em processo curso de formação continuada sobre Manejo dos Sistemas Agrícolas Consorciados para os técnicos da região. Além disso, estão programados dois dias de campo para os dias 27 e 28 de abril em Urbano Santos.


Além desse projeto, desde o início de seu mandato, a prefeita Iracema Vale tem apoiado e alavancado a agricultura familiar, abrindo cerca de 1.200 de campos agrícolas para mais de 1.200 famílias da zona rural, além de acompanhamento de técnicos agrícolas da secretaria de agricultura ao pequeno produtor rural.  O apoio ao pequeno agricultor fez com que o município vencer por duas vezes do prêmio Sebrae de "Prefeito Empreendedor", uma iniciativa que visa reconhecer a atuação de gestores municipais que colocam os pequenos negócios na pauta de seus programas de governo buscando desenvolvimento local com resultados comprovados.

____________Leia mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.