ALEMA

terça-feira, 5 de setembro de 2017

PREFEITURA DE URBANO SANTOS/MA E EMBRAPA COCAIS ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA


Na manhã da última sexta-feira (01), a prefeita Iracema Vale (PT) firmou convênio com a Empresa de Pesquisa (EMBRAPA COCAIS) em cerimônia realizada no Centro de Juventude na presença de mais de mais de 200 lideranças comunitárias rurais, secretários de governo municipal, sindicatos, Chefe Geral da Embrapa Cocais, Maria de Lurdes Berfin, e o Chefe de Transferência de Tecnologia Carlos Vitoriano.


O convênio tem o objetivo de promover a inclusão produtiva e o incremento de renda em comunidades rurais a partir da transferência de tecnologias e inovação tecnológica, com assistência técnica integral, assídua e continuada, em sistemas integrados de produção de base ecológicos, no âmbito da agricultura familiar


O processo de transferência de tecnologia e de inovações tecnológicas contemplará ações de capacitação dos profissionais dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Urbano Santos nas tecnologias e sistemas de produção a serem utilizadas, disponibilização de material didático, implantação e condução de unidades de referências tecnológicas e de produção juntamente às famílias envolvidas no Projeto de Atividade. Por fim, as tecnologias transferidas serão avaliadas no que se refere aos seus impactos sociais, econômicos e ambientais, como parte do processo de transferência de tecnologia.


Vale lembrar que o município de Urbano Santos desde 2014 mantem parceria com Embrapa Cocais, o município possui atualmente 03 (três) Sisteminha, (01) Fossa Biodigestora, (01) Reniva, (01) PROCAP, (05) Unidades Demostrativa do cultivo de arroz, milho e feijão. Na ocasião foram entregues 03 unidades de sisteminha à famílias na periferia da cidade e reinauguração do Projeto RENIVA, agora com variedades biofortificadas. 


Durante a cerimônia da assinatura do convenio com a Embrapa, a Prefeita Iracema Vale junto com Secretaria de Agricultura Priscila Faustina anunciaram o mais novo Projeto a ser executado pela Secretaria de Agricultura que é o “Projeto de Piscicultura Comunitária” que tem também como extensão do projeto melhoramento de tanques por todo o território do município.


O projeto foi repassado ponto a ponto ao público presente pela Engenheira Agrônoma Hadassa Ramos e pelo engenheiro de Pesca Francisco Andreguetto, ambos funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura..


Logo após a secretária de agricultura (Priscila Faustina) também apresentou toda sua equipe técnica que é composta por (02) Engenheiras agrônomas (Hadassa Ramos, Gabriela Pestana), (01) Engenheiro de pesca ( Francisco Agreguetto), (03) técnicos agrícolas (Liliane Moreno, Moacir Nascimento, Ediekson Lopes), (02) técnicos Florestais (José Bastos e Ribamar), (02) secretaria adjuntas (Marinalva e Lucia Torres). Após a cerimônia todos saíram para visitar as instalações do projeto "RENIVA, que a partir de agora estará produzindo as cultivares Biofortificadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.