ALEMA

domingo, 30 de julho de 2017

PREVENÇÃO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO CONTRA HEPATITES VIRAIS E LANÇA POLITICA DE ATENÇÃO INTEGRAL PARA OS HOMENS, EM URBANO SANTOS/MA


Para comemorar o “Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais”, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria da Saúde de Urbano Santos por meio da Coordenação do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais, promoveu uma ação com foco em orientações preventivas, consultas médicas e realização gratuita de testes rápidos para e hepatites B e C; realizada no Dia 25 de Julho de 2017, no período noturno nas UBS da Sede e pela Manhã nas UBS da Zona Rural.


A hepatite é uma doença que provoca inflamação no fígado. Pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção.


A coordenadora municipal do Programa IST/Aids e Hepatites: Enfermeira Emannuelle Pessoa, ressalta que as hepatites B e C podem ficar silenciosas durante anos. Por isso, segundo ela, "é importante que a população faça a testagem rápida".


Vale destacar que o público alvo desta ação foi a população jovem e adulta masculina, desta forma, neste mesmo evento foi lançado a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), que visa a ampliação do acesso do público masculino aos serviços de saúde.


Os homens, de forma geral, habituaram-se a evitar o contato com os espaços da saúde, sejam os consultórios médicos, sejam os corredores das unidades de saúde pública, orgulhando-se da própria invulnerabilidade.


Avessos à prevenção e ao autocuidado, é comum que protelem a procura de atendimento, permitindo que os casos se agravem e ocasionando, ao final, maiores problemas e despesas para si e para o sistema de saúde, que é obrigado a intervir nas fases mais avançadas das doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que acontecerão em todos os postos da sede atendimentos para este público de 15 em 15 dias no período noturno, com próxima data marcada para o dia 15 de agosto de 2017.

Redação: Emanuelle Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.