ALEMA

quinta-feira, 30 de março de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE URBANO SANTOS/MA PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À TUBERCULOSE


O dia 24 de março é mundialmente conhecido com o Dia de Combate à Tuberculose, doença infecciosa antiga, mas ainda bastante presente e que continua infectando todos os anos milhões de pessoas.


Desse modo, com o objetivo de promover ações que visam prevenir essa doença, a prefeitura de Urbano Santos administrada pela prefeita Iracema Vale, através da Secretaria de Saúde por meio da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica desenvolveu na quinta feira passada (23 de março) várias atividades como: *Educação em Saúde por meio de palestras para polução (orientando sobre conceito, transmissão, prevenção e tratamento da doença).

* Educação Permanente para os agentes de saúde e funcionários das Unidades Básicas a fim de que os mesmos estejam capacitados para busca ativa de possíveis portadores da doença.

*Visita domiciliar para pacientes em tratamento, a fim de supervisionar a tomada da medicação.

*Visita domiciliar a pacientes curados, para que sejam submetidos a uma reavaliação.

*Busca e registros de sintomáticos respiratórios, para que seja feita uma detecção precoce da doença.


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.


A Secretaria Municipal de Saúde de Urbano Santos/MA informa que o tratamento para tuberculose é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Redação e fotos: Yelena (Enfermeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.