ALEMA

terça-feira, 9 de agosto de 2016

CINCO POVOADOS DE BELÁGUA SÃO CONTEMPLADOS COM TRÊS AÇUDES PARA CRIAÇÃO DE PEIXES E DUAS GRANJAS

Entrega de açudes e galpões de galinha beneficiam famílias de baixa renda de Belágua - MA

Representantes do Governo do Estado, vinculados a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) estiveram presentes na entrega de projetos sociais de segurança alimentar pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e parceiros, no último sábado (06), no município de Belágua.

As ações, que vão proporcionar segurança alimentar a mais de 50 famílias que vivem em áreas do município de difícil acesso, fazem parte do programa “Todos juntos por Belágua”.

Um dos municípios contemplados no plano Mais IDH, do Governo do Estado, Belágua é uma região marcada pelo clima semiárido e onde vivem comunidades carentes como Galegas, Olho d’Água, Bom Princípio, Canoas e Mendes.


As comunidades de Lagoas, Olho d’Água e Bom Princípio, receberam tanques com 1.500 peixes cada, enquanto as de Mendes e Galegas 450 e 900 galinhas caipiras, respectivamente.


Os tanques e os galpões para galinhas caipiras são doações dos empregados da Caixa, que apoiaram a iniciativa de mudar a realidade da cidade que tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Além dos equipamentos, as famílias terão acesso à assistência técnica. A expectativa é que, futuramente, elas possam vender o excedente para complementar a renda familiar.

Um dos líderes da comunidade de Lagoas, Elmir Eurides dos Santos, 54 anos, demonstrou disse que o tanque ajudará a vida de mais de 10 famílias nesta região. “Foram colocados 1.500 alevinos no açude, que foram entregues pela Fenae. Eles crescerão e se transformarão em peixes grandes e não mais teremos preocupação quanto à comida”. Ele vive em uma comunidade que recebeu um sistema montado pela Secretaria de Estado de Segurança Alimentar (SAF), com complexo de avicultura, apicultura, plantio de horta, placa solar para abastecer a caixa de água. 

O Projeto Movimento Solidário tem como objetivo apresentar soluções para que uma cidade social e economicamente excluída tenha condições de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir do apoio da Fenae, Governo do Estado e comunidade. Neste ciclo do projeto, a cidade de Bélagua foi a escolhida para fazer parte da iniciativa.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a parceria com o Governo do Estado será fundamental para o sucesso do projeto no município. “O apoio das representações políticas e administrativas do Maranhão é fundamental para que possamos articular ações para mudar a realidade de Belágua”, destaca o presidente.


FONTE: MA.GOV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.