ALEMA

terça-feira, 29 de julho de 2014

PREFEITA IRACEMA VALE INAUGURA O PRIMEIRO VIVEIRO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS, NATIVAS E ORNAMENTAIS

Prefeita Iracema Vale inaugurou hoje à tarde (29), o primeiro viveiro de mudas de árvores frutíferas e ornamentais.

O viveiro fica localizado no bairro Bandeira e ocupa uma área de 480 metros quadrados.

Hoje conta aproximadamente com 15 mil mudas, as quais 3 mil são ornamentais, 10 mil de árvores frutíferas e 2 mil de árvores nativas, há espécies variadas destinadas à arborização da área urbana e árvores frutíferas que atenderão à população da zona rural e urbana.  Estas plantas já estão disponíveis para distribuição.

A expectativa da administração é produzir 30 mil mudas por ano de todas as variações de frutíferas como: abacate, laranja, açaí, goiaba, jaca, manga, maracujá, tangerina, acerola, limão taiti, caju, mamão e etc... espécies nativas: pitomba de leite, garampara, jucá, jatobá, ipê branco, roxo e amarelo, nim, bacuri... plantas ornamentais:  bugavile, alamanda, trevo roxo, dracena tricolor, pitombeira, uití, palmeira real, palmeira imperial, alfinete branco, amarelo, vermelho e outros. 

Para que o agricultor possa receber as mudas, é necessário que faça um cadastro junto à secretaria de agricultura, para que o técnico agrícola acompanhe todos os procedimentos do plantio. 

A ideia do viveiro partiu da prefeita Iracema Vale, que tem como finalidade incentivar a preservação e cultivo de mudas de árvores frutíferas e nativas, bem como a comercialização na região. 

“Urbano Santos passa a ser o primeiro município no Estado do Maranhão a possuir um viveiro municipal, onde a população não terá que comprar mudas e ainda disporá de orientação técnica no seu plantio”, disse empolgado o Secretário Estadual de Agricultura Dr. Claudio Azevedo, que deu a honra de sua presença à inauguração do viveiro. 

O evento também contou com a presença da maioria dos vereadores, secretários municipais assim como a população em geral.










INAUGURAÇÃO DO PRIMEIRO VIVEIRO


PRESIDENTE DO SEBRAE/MA SR CLAUDIO AZEVEDO, TÉCNICO AGRÍCOLA SR. JOSÉ, PREFEITA IRACEMA VALE E O VICE-PREFEITO MIGUEL MESQUITA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.