ALEMA

segunda-feira, 2 de junho de 2014

URBANO SANTOS ADERE O SELO UNICEF



O primeiro Fórum Comunitário 'Selo Unicef' foi realizado no último dia 30 no Centro Social Urbano Peneirão, com o objetivo de discutir os direitos da criança e do adolescente, a fim de melhor os índices das políticas públicas voltadas para este público. 

O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, focando principalmente as áreas mais críticas.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduzindo as disparidades regionais e promovendo avanços na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

O evento iniciou com a apresentação de uma coreografia infantil da escola Emília, com o título da música “A minha Família, é benção do Senhor”.

Estiveram presentes no Fórum Municipal a prefeita Iracema Vale, Secretário de Assistência Social Edinilson Moura, secretaria de educação Nilma Sodré, secretária de saúde Clesiane Sousa, o presidente da câmara de vereadores Prof. Raimundo, o presidente CMDCA Jeoflancos e demais secretários do município. 
APRESENTAÇÃO DE UMA COREOGRAFIA


COREOGRAFIA
Durante a programação do evento foram formadas várias equipes, que trabalharam com os mais diversos assuntos como, Educação, Saúde, Assistência e Esporte. 

O objetivo do primeiro fórum foi fazer o levantamento das violações dos direitos da criança e do adolescentes. De forma que assim, a comissão Inter-setorial pôde diagnosticar os problemas e iniciar um plano de ação que será executado até o ano de 2016. 

História do Selo Unicef no Brasil : A primeira experiência do Selo Unicef ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, a iniciativa foi ampliada para todo o semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira. 

Em 2013, mais de 1.600 municípios do semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo Unicef Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016. 

Os municípios inscritos são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes, e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam este grupo.

A Unicef, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do processo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo Unicef Município Aprovado.

GRUPOS DEBATENDO VÁRIOS ASSUNTOS

CLEMILTON BARROS, ARTICULADOR DO SELO UNICEF






CLEMILTON BARROS, ARTICULADOR E
JEOFLANCOS PRESIDENTE DO CMDCA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.